Nishikigoi - O Rei dos peixes

"Rei dos peixes de água doce", o Nishikigoi é tido como a criatura mais bela dentre os peixes de água doce. É pacífico, traz sorte, de fácil criação e de grande longevidade. Sua criação é um hobby familiar, gratificante (pois cresce rápido), proporciona uma ótima higiene mental, dá status, além de decorar o ambiente. O Nishikigoi é realmente o Rei dos Peixes e uma "Jóia Viva".

Origem
A carpa é um peixe ciprinídeo (Cyprinus carpio); Nishikigoi é o termo utilizado para definir carpas coloridas qualificadas sob certo padrão, com a finalidade ornamental. O Nishikigoi surgiu pela primeira vez no início do século XIX. Das carpas comuns criadas para corte na Província de Niigata (no Japão), terra natal dos Nishikigois, surgiram alguns mutantes cujo aperfeiçoamento genético deu origem ao Higoi, Asagui e Bekko, que criaram fama.

Características
São pacíficos e nunca brigam. Tratados com carinho, se acostumam facilmente às pessoas, comendo o alimento na mão. Toda a família pode participar da criação, tornando-se um hobby familiar, e com isto intensificando a comunicação e estreitando mais os laços entre seus membros.

Estes peixes vivem em média 70 anos (o recorde registrado é de 226 anos), definindo-os como companheiros para toda a vida. As carpas vivem praticamente em qualquer região do país, posto que suportam variação de temperatura entre 2ºC e 34º'C, sendo que a faixa ideal é entre 15ºC e 25ºC.

A carpa é um peixe onívoro, portanto come de tudo: cereais cozidos, carne, verdura, pão, etc, podendo ser fornecidos os alimentos especialmente preparados para Nishikigoi.

A base da quantidade é de 2% do peso do peixe por dia. Por não possuir estômago, o ideal é alimentá-lo várias vezes no mesmo dia. Por outro lado, pela sua resistência, podemos deixá-lo sem comer durante uma semana (ou mais) sem nenhum problema.

Variedades
Cientificamente, existe apenas uma única espécie: Cyprinus carpío. Porém, através da cor e da estampa os Nishikigois são divididos em cerca de 200 variedades. Diferentemente dos demais animais como o cão, sua genética ainda não está fixada. Por isso, a porcentagem que se obtém de Nishikigoi de qualidade é baixíssima, porém a reprodução é facílima. Tente você também e consiga um Nishikigoi dos seus sonhos, o que não é impossível.

Beleza
Existem Nishikigois de cor: vermelha, branca, preta, ouro, prateada, amarela, azulada, marrom, esverdeada, etc, e de cores mescladas, além de alguns exemplares com escamas cintilantes. A beleza do Nishikigoi não é somente a estética, como no caso de quadros ou antiqualhas. Muitas pessoas apaixonam-se pelo dinamismo do Nishikigoi, ou seja, sua coloração fantástica e seu majestoso nadar, fazem com que o aquariofilista esqueça todos os problemas e mergulhe num mundo fascinante e feliz.

Associação Brasileira de Níshikigoi
Fundada em 1978, vem se dedicando na divulgação da criação destas "Jóias Vivas que nadam". Desde 1980, é realizada a Exposição Anual onde os peixes são julgados por juizes internacionais, possibilitando o intercâmbio e melhora cada vez maior da qualidade nos Nishikigois.

Entre em contato com a Associação, das 9h às 12 horas, de segunda a sexta-feira. Telefone: (Oxx11) 3277-7231, com o Sr. lto.

Algumas variedades



Kohaku
Taisho Sanshoku
Showa Sanshoku


Shiro Utsuri
Shiro Bekko
Asagui


Shusui
Ogon Yamabuki
Tantyo

Nenhum comentário: