Iluminação

Uma das partes fundamentais para o bom desenvolvimento do aquário, seja ele plantado ou marinho, é a iluminação. Ela é muito importante para as plantas e para os corais, mas devemos levar em conta a quantidade correta de iluminação, para um bom funcionamento do aquário.

Para aquário de água doce.... devemos manter as luzes ligadas em média de 10 a 12 horas pôr dia, para que elas realizem a fotossíntese. A quantidade de iluminação no aquário é medida com Watts pôr litro, e deve ter a proporção de 0,5w/L a 1.0 w/L.


Entenda melhor

Watts - quantidade consumida, e não a quantidade de fonte luminosa.
Kelvin - cor que pode emitir e as profundidades alcançadas dentro da água.
Existe no mercado lâmpadas que variam de 1000k (de aparência amarelada) até 30000k (de aparência azul violeta).
Lumens - quantidade de fonte luminosa.
Faixa de Radiação - faixa de penetração que a ondas podem atingir em determinada profundidade.


Alguns tipos de iluminação


Fluorescente
As mais indicadas, pois existem lâmpadas especiais onde podemos balancear a radiciação de acordo com a necessidade, emitem amplo espectro com diversas faixas de temperaturas e de cor.

Incandescente
Não indicadas, pois geram muito calor e não fornecem radiciação fria que é indispensável ao crescimento das plantas.

Metal Halide
Utilizada para iluminação de aquário de grande porte. Devido o seu fluxo luminoso muito intenso, torna-se inadequado para aquários de pequeno porte.

Vapor de Mercúrio
A grande vantagem é que adaptada a um "spot" pode-se direcionar sua faixa de luz a um ponto desejado.

As lâmpadas fluorescentes são as mais indicadas para aquários e são as que consomem menos energia. São lâmpadas frias, portanto, não alteram a temperatura da água, mas tem uma desvantagem, elas perdem seu poder de iluminação pôr volta de 6 meses.


Alguns modelos de lâmpadas

AquaGlo / GroLux / Aquarilux
São muito parecidas, pois o pico de seus espectros são bem próximos. Elas simulam ondas necessárias para a fotossíntese. Melhor relação custo-beneficio.

FloraGlo
Devido ao seu espectro muito quente, esta lâmpada alem de estimular o bom crescimento das plantas, ela também ajuda no surgimento de algas.

Fluorescente comum (Luz do dia)
Não é o tipo mais indicado para as plantas, pois seu espectro varia entre o amarelo e o verde, justamente as cores que são menos absorvidas pelas plantas.

10000K
Essa é uma ótima lâmpada para aquários com mais de 50 cm de altura, pois sua luz consegue penetrar as áreas mais baixas do aquário. As plantas se desenvolvem bem mais rápido. Essa lâmpada gera um calor excessivo, portanto a tampa do aquário tem que ser bem ventilada. Seu custo é alto, mas tem grandes benefícios.

Nenhum comentário: