Acessórios

Anti-cloro
A água encanada passa por inúmeros tratamentos com objetivo de torná-la livre de agentes patológicos, prejudiciais à saúde. O cloro é o produto principal, dentre muitos outros, que são adicionados à água na hora do tratamento. A quantidade deste gás usado na água disponível em nossas torneiras não afeta a saúde do homem mas pode ser fatal para os peixes. O seu efeito corrosivo danifica as brânquias dos peixes levando-os à morte.

Aquário de quarentena
Aquário de grande importância na aquisição e adaptação de novos peixes e tratamento de peixes com doenças. Também conhecido como aquáro hospital.

Aquecedor com termostato
Equipamento indispensável, principalmente em regiões que apresentem grandes oscilações de temperatura e principalmente baixa temperatura. Os aquecedores só devem ser usados associados a um termostato, para garantir maior segurança e evitar aquecimento excessivo. Procure um aquecedor de boa qualidade, pois o permanente estado de imersão deteriora os materiais podendo provocar avarias e mesmo curto-circuitos.

Bomba submersa
Existem diversos tipos de bombas submersas com vazões que vão desde 90l/h até mais de 2.000 l/h, que, como o nome diz, devem ser somente utilizadas submersas no aquário. Muito eficientes, o único inconveniente é serem mais caras que os compressores.

Compressor de ar
São indispensáveis para aerizar a água do aquário e criar o fluxo de água que movimenta o funcionamento do filtro de placa (fundo), filtro interno e alguns filtros externos. De preferência, ele deve ser colocado sempre em um nível superior ao aquário para evitar que, em caso de falta de energia elétrica, ocorra o retorno da água do aquário para o mesmo, o que poderá ocasionar curto-circuito ou mesmo o alagamento do local. Os compressores apenas introduzem no aquário o ar do ambiente onde se encontra, trazendo o oxigênio da parte superficial da água para regiões mais profundas do aquário.

Filtros
Os filtros têm por finalidade eliminar impurezas da água. Os mais utilizados são aqueles ativados por um compressor de ar que impulsiona a circulação da água no aquário através de um filtro. Neste processo, a água não só fica mais limpa como também reforça o seu teor de oxigênio indispensável à sobrevivência dos peixes.

Magueira e divisores de ar
A mangueira é imprescindível como condutor do fluxo de ar produzido pelos compressores para o bom funcionamento dos filtros de placa e alguns externos. Os divisores de ar são muito importantes para controlar o fluxo do ar e proporcionar outras saídas para a utilização de demais filtros.

Pedra porosa
São utilizados para movimentar a água do aquário aumentando assim a quantidade de oxigênio, além de ajudar a eliminar outros gases em razão de movimentação.

Pinças e Raspadores
As pinças são usadas para plantar ou retirar as plantas do aquário. Devem ser suficientemente longas para chegar ao fundo do aquário sem ter que mergulhar a mão. Os raspadores são muito úteis na limpeza das algas das paredes do aquário.

Redes ou Puçás
As redes são utilizadas para transportar peixes de um aquário para outro. O seu tamanho deve permitir a livre movimentação no interior do aquário e sua malha deve ser bastante fina. As redes retangulares são mais aconselháveis pois permitem a captura dos peixes mesmo quando eles se refugiam nos cantos do aquário.

Sifões
Os sifões têm o formato de um tubo e são utilizados para retirar pequenas impurezas do fundo do aquário.

Termômetros
Embora o aquecedor traga (normalmente) acoplado o termostato, é sempre conveniente recorrer a um termômetro para periodicamente controlar a temperatura da água.

Teste de pH e seus corretores, teste de amônia, nitritos e nitratos, teste de dureza carbonada...
Estes são testes que todo aquarista tem de saber fazer. Eles são decisivos para obtenção do sucesso no hobby. Procure se informar com o lojista de sua confiança sobre estes produtos e sua utilização.

Nenhum comentário: